26 de julho de 2010

Dia internacional do cooperativismo


Você sabe o que é cooperativismo?
Neste ano foi comemorado no dia 03/07.



DIA INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO


Instituído em 1923 no congresso da ACI (Aliança Cooperativa Internacional), o dia internacional do cooperativismo é comemorado todos os anos no primeiro sábado do mês de julho. A comemoração deste ano será neste sábado, dia 3, onde mundialmente as pessoas com interesses em comum renovam a importância e levantam questões atuais sobre cooperativismo.
Neste ano o dia internacional do cooperativismo terá uma temática inusitada, que foi proposta pela ACI.
“A mulher e o cooperativismo: conquistas e desafios para o empoderamento feminino”. Em 2010 este tema é explorado para que todos possam refletir sobre o papel da mulher que está inserida no contexto das cooperativas.
As mulheres já superaram diversos obstáculos e obtêm um lugar de respeito no mundo dos negócios, inclusive no ano de 2009 a cooperativista Elinor Ostrom, economista política e cientista social foi a vencedora do prêmio Nobel de economia
Já foi comprovado que a diferença de gênero não muda em nada a capacidade da mulher conseguir gerar autonomia econômica e trabalho decente para a população, não só atingindo o público-alvo feminino, mas também a sociedade como um todo.
Cooperativismo não é apenas um movimento, pode ser considerado como uma filosofia que projetamos para vida e como um modelo socioeconômico capaz de unir desenvolvimento econômico ao bem estar da sociedade.
Uma cooperativa tem como princípio básico a reunião de pessoas e não o capital. Toda cooperativa deve atender as necessidades do grupo e não apenas as necessidades referentes a lucratividade, pois é fundamentada para buscar a prosperidade em conjunto e nunca a individual.
Ricardo Lermen, presidente e fundador da cooperativa COEDUCARS, explica que a idéia em começar uma cooperativa nasceu de um grupo de amigos que acreditavam na força e seriedade do cooperativismo.
Ao conseguir notar estas diferenças, fica mais claro que o cooperativismo é a alternativa socioeconômica que leva ao sucesso, mantendo sempre o equilíbrio entre os cooperados, independente do idioma, crença ou nação, os valores serão universais.
Uma cooperativa, só pode agregar pessoas que estejam interessadas e conscientes do que realmente pretendem. O cooperado tem o dever de estar consciente da sua posição como membro da sociedade, e assim deve contribuir da melhor maneira em favor daqueles que recebem a responsabilidade em administrar uma empresa.
Todas as decisões corretas são representadas de acordo com o desejo da maioria. Lembrando que para isso todo cooperado possui direito e deveres, e assim, tem obrigação de respeitar as leis, ao estatuto e normas da cooperativa ao qual está agregado.

CURIOSIDADES:

VOCÊ SABE COMO SURGIU O COOPERATIVISMO?


O cooperativismo surgiu com a chegada da Revolução Industrial, foi em 21 de dezembro de 1844 no bairro de Rochdale, em Manchester (Inglaterra), que 27 tecelões e uma tecelã fundaram a “Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale”, o resultado foi uma economia mensal de uma libra vinda de cada participante no período de um ano. O cooperativismo veio a ser uma forma de amenizar as dificuldades econômicas e sociais que prejudicavam a classe de trabalhadores com suas e transformações.
No Brasil o cooperativismo veio surgir no ano de 1847, ainda na Revolução Industrial.
“Associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida”. Este é o conceito apresentado no congresso centenário da aliança cooperativista internacional, em setembro de 1995, em Manchester, na Inglaterra.


SÍMBOLO E BANDEIRA

Em 1932 o cooperativismo passou a possuir uma bandeira baseada nas sete cores do arco-íris, cada uma destas cores possui um significado próprio.
O vermelho representa a coragem, laranja a visão de possibilidades do futuro, amarelo é como se mostrasse o desafio em casa, na família e na comunidade. Temos então o verde que simboliza crescimento tanto do indivíduo como do cooperado, azul que traduz um horizonte distante, necessidade de ajudar os menos afortunados (unindo-os uns aos outros), temos ainda a cor de anil, que passa a necessidade de ajudar a si próprio e aos outros através da cooperação, e por último, a cor violeta, uma cor forte que transpassa a beleza, o calor humano e a amizade entre todos.
A união que o cooperativismo estabelece é representada no símbolo conhecido mundialmente como a marca do cooperativismo: um círculo abraçando dois pinheiros.
O significado simbólico do pinheiro é seu constante crescimento, pois está sempre se projetando para cima. Unidos indicam a união do movimento, evolução, imortalidade dos princípios pregados, perseverança dos ideais, e, sem dúvida a vitalidade de todos agregados.

Por Luiziane Acunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário